Grupo Planalto de comunicação

Polícia Federal resgata nove trabalhadores em condição análoga à escravidão em propriedade de arroz em Manoel Viana, RS

Foto: Polícia Federal/Divulgação

Uma operação realizada pela Polícia Federal resgatou nove trabalhadores em condições análogas à escravidão em uma propriedade de cultivo de arroz na área rural de Manoel Viana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, na última sexta-feira (15). Entre os resgatados, havia um adolescente. Dois indivíduos responsáveis pela propriedade e o suposto aliciador dos trabalhadores foram encontrados e detidos no local.

Os suspeitos foram levados a uma audiência de custódia, onde, segundo o advogado de defesa Miguel Garaialdi, tiveram liberdade concedida mediante pagamento de fiança e estabelecimento de medidas cautelares. Eles deverão responder pelo crime de redução de ser humano à condição semelhante à de escravo, porém, seus nomes não foram divulgados.

De acordo com as investigações da PF, os trabalhadores estavam alojados em um galpão de madeira sem as mínimas condições de higiene e segurança, dormindo em um ambiente sujo e com fiação elétrica exposta. Contratados para atuar na produção de arroz, eles foram resgatados após uma denúncia que desencadeou a investigação, contando com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Polícia Civil.

Os trabalhadores, oriundos de cidades da Fronteira Oeste do RS e com idades entre 17 e 34 anos, foram encaminhados de volta para suas casas após a operação, recebendo suporte do MPT para garantir seus direitos e adotar as medidas necessárias em relação às condições de trabalho.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais