Grupo Planalto de comunicação

Prefeitura amplia horário de atendimento nas emergências dos hospitais Município busca reduzir necessidade de procura pelas emergências dos hospitais.

Foto: Michel Sanderi/PMPF (Divulgação)

Com a chegada do frio e o aumento das doenças respiratórias, a Prefeitura está implementando medidas para reduzir a busca pelas emergências dos hospitais. Em reunião realizada no Hospital Municipal, na última semana, o prefeito Pedro Almeida fez uma avaliação das ações de reforço das unidades de saúde, articuladas dentro da chamada Operação Inverno.

Ao longo de 2023, o Hospital Municipal realizava, em média, 188 atendimentos diários. Entre janeiro e metade de maio deste ano, este número subiu para 205. Neste momento, já chegaram a ser atendidas 350 pessoas em um único dia. O cenário se repete no Hospital Dia da Criança, que prestou, de 1 a 27 de maio, mais de 2,4 mil atendimentos, sendo mais da metade por doenças respiratórias.

Com a alta na busca pelo atendimento, somada à crescente gravidade dos quadros que chegam até o hospital, inevitavelmente aumenta o tempo de espera nos casos de menor complexidade.

“Preparamos a nossa rede para este contexto de aumento pela procura dos serviços de saúde no inverno. Uma das alternativas foi estender o horário de funcionamento de duas unidades para o atendimento da população durante a noite e finais de semana. O objetivo otimizar o atendimento e amenizar filas”, destacou o prefeito.

Para auxiliar na absorção desta demanda, desde abril, a Prefeitura possui duas unidades com atendimento noturno e nos finais de semana: o Ambulatório de Especialidades, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e o Cais São Cristóvão, aberto, além de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, nos sábados e domingos, das 8h às 20h.

Do total de atendimentos realizados no Hospital Municipal, aproximadamente 70% são enquadrados, dentro da Classificação de Risco, nas cores verde ou azul, ou seja, não necessitam dos serviços de emergência e podem ser atendidos na atenção básica, segundo a diretoria.

Hospital Dia da Criança

Sobre o Hospital Dia da Criança, a Prefeitura afirma trabalhar para garantir o número necessário de profissionais para os serviços pediátricos no local. Neste momento, são chamados mais médicos, pediatras, enfermeiros e técnicos em enfermagem para reforços nas escalas, afirmou a secretária de Saúde, Cristine Pilati.

Facebook
Twitter
WhatsApp