A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) lançou, nesta sexta-feira (20), o primeiro boletim do projeto Balneabilidade 2024-2025. Dos 93 pontos analisados no Rio Grande do Sul, 81 estão próprios para banho e 12 impróprios, incluindo locais em Barra do Ribeiro, Pelotas, São Jerônimo e Tramandaí.
A classificação considera níveis de Escherichia coli (E.coli) e, em alguns pontos, a presença de cianobactérias. Para ser considerado impróprio, o índice de E.coli deve superar 800 em duas semanas consecutivas ou 2.000 em uma análise recente.
Clique aqui para conferir a planilha
A Fepam realiza análises semanais até fevereiro, cobrindo 93 pontos em 44 municípios. Dois novos locais foram adicionados: Praia de Curumim (Capão da Canoa) e Vila da Itapuã (Viamão). Placas informativas indicarão as condições dos balneários, e os resultados estarão disponíveis no aplicativo Balneabilidade e no site da Fepam.
Os banhistas são orientados a evitar locais impróprios, áreas próximas a córregos e praias com concentração de algas, especialmente após chuvas.