Grupo Planalto de comunicação

Queimada por virar modalidade esportiva no Brasil Projeto está em tramitação na Câmara dos Deputados

Foto: Câmara de Deputados (Divulgação)

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados pode votar nesta terça-feira (13) uma proposta que reconhece a queimada como modalidade esportiva. Caso a medida seja aprovada e convertida em lei, os praticantes poderão ter acesso a recursos e incentivos financeiros previstos em legislações, como a Lei de Incentivo ao Esporte. Hoje, a queimada já é reconhecida como esporte no Distrito Federal e em estados como Bahia e Paraíba.

O relator da proposta na CCJ, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), recomendou a aprovação da matéria, que tramita em caráter terminativo na comissão. Dessa forma, se for aprovada, segue para a análise do Senado sem a necessidade de votação no plenário da Câmara.

A queimada — ou baleado — é um jogo em que duas equipes se enfrentam, cada uma ocupando um lado de uma quadra ou espaço delimitado. O objetivo é eliminar os jogadores do time adversário arremessando uma bola neles. Se a bola acertar um jogador e ele não conseguir pegá-la antes que toque o chão, ele é considerado “queimado” e deve sair do jogo, indo para uma área específica atrás da quadra do adversário.

O jogo termina quando uma equipe consegue queimar todos os jogadores do time oponente, garantindo assim a vitória.

 

FONTE: R7

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais