Grupo Planalto de comunicação

Um Ticket para o Futuro: Prefeitura oferece cursos da Escola das Profissões a alunos do Ensino Médio Cinco escolas estaduais, selecionadas a partir do número de alunos, recebem o projeto. Tickets são distribuídos aos estudantes e garantem o acesso a cursos gratuitos

Fotos: Michel Sanderi

Um Ticket para o Futuro: assim é chamada uma iniciativa da Prefeitura que busca incentivar estudantes do Ensino Médio a realizarem cursos profissionalizantes na Escola das Profissões. O projeto está sendo levado a cinco escolas estaduais, selecionadas pelo grande número de estudantes, onde são distribuídos os tickets que garantem o acesso à capacitação gratuita nas áreas de Tecnologia, Comércio e Serviços e Línguas Estrangeiras.

O projeto é uma parceria da Prefeitura e da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e envolve os estudantes das seguintes instituições: Colégio Estadual Joaquim Fagundes dos Reis; Instituto Estadual Cardeal Arcoverde; Instituto Estadual Cecy Leite Costa; Escola Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro (EENAV); e Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Tochetto.

Conforme o coordenador da Escola das Profissões, João Ricardo Santos, a Prefeitura vai até estas escolas para conversar com os alunos, apresentar os cursos e abordar a importância dos estudos e da qualificação. Depois desta interação, são entregues os tickets. “Estamos fazendo uma rota para engajar os estudantes nos cursos profissionalizantes oferecidos, os motivando a capacitarem-se para que se tornem profissionais do futuro. Em cada ticket disponibilizado, há um QR Code que leva à inscrição on-line”, explica.

De acordo com o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, a iniciativa permite que mais pessoas possam se qualificar e estar preparadas para os desafios da cidade. “Com o projeto Um Ticket para o Futuro, a Escola das Profissões expande seu atendimento à população de Passo Fundo. Antes, atendíamos alunos do Ensino Fundamental e, em seguida, pessoas com mais de 18 anos, incluindo idosos. Agora, oferecemos cursos específicos para o Ensino Médio, focados em uma formação mais qualificada. Isso reforça o nosso compromisso de oferecer processos formativos para todos os cidadãos, conforme a carta das Cidades Educadoras”, destaca.

Nesta terça-feira (2), a entrega aconteceu no Instituto Estadual Cecy Leite Costa com a participação do prefeito Pedro Almeida. Aos estudantes, ele falou sobre a importância da preparação para o futuro e mencionou as oportunidades oferecidas pela Prefeitura. “A Escola das Profissões é um dos principais programas de passo Fundo porque impacta na vida das pessoas. Para quem está saindo do Ensino Médio e indo para o Superior ou diretamente para o mercado de trabalho, a educação profissionalizante proporciona conhecimentos e as habilidades necessários. Que cada um dos alunos possa aproveitar esta oportunidade”, avaliou.

Os cursos oferecidos aos alunos do Ensino Médio a partir dos tickets terão início no próximo dia 10 de julho, quando encerrarão as inscrições. As aulas estão previstas para ocorrer até o mês de dezembro.

Cursos oferecidos a partir dos tickets
– Tecnologia: Edição de Imagens, Gestão de Mídias Digitais, Desenvolvimento de Websites e – Criação de Jogos Digitais.
– Línguas Estrangeiras: Inglês, Espanhol e Mandarim.
– Comércio e Serviços: Assistente administrativo, Atendimento ao Cliente, Recursos Humanos, Contabilidade, Vendas e Negociação.

Número de estudantes engajados traz benefícios às escolas:
O projeto fomenta, ainda, a competição saudável entre as escolas participantes. Isso porque as instituições com maior número de estudantes inscritos, engajados e participantes dos cursos receberão serviços para os alunos, educadores e gestores.

Os benefícios são:
– Programa Orientar (acompanhamento de carreira)
– Projetos do curso de Psicologia da Atitus
– Dia de beleza na Escola das Profissões
– Oficinas individualizadas com o Sebrae
– Uso do FABLAB (laboratório maker da Prefeitura)
– Imersão Empreendedora em Porto Alegre

Cronograma
Nos próximos dias, o projeto Um Ticket para o Futuro será apresentado aos alunos das escolas:

03/07
Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Tochetto
Colégio Estadual Joaquim Fagundes dos Reis

04/07 e 05/07
Escola Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro (EENAV)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais