Grupo Planalto de comunicação

Vigésima edição da Fresol supera expectativas e se consolida como maior movimento de economia solidária do norte gaúcho

Quem passou pela Fresol durante os 4 dias de Feira, viveu experiências únicas de cores, texturas, sabores e aromas. Uma sinergia diferenciada, com demonstrações de produtos, degustações, exposições e mostras. 

Um movimento sustentável, a Fresol trouxe nesta edição “A Importância da Cadeia Produtivas das Espécies e Frutas Nativas – Para o Desenvolvimento de uma Economia Regional Sustentável”, coordenada  pelo Centro de Tecnologias Alternativas (Cetap) e coordenação estadual das Frutas Nativas.  Essas frutas estiveram presentes em produtos como picolés de açaí juçara, butiá, uvaia, entre outras e na culinária. Um cardápio raiz foi oferecido aos convidados na abertura oficial do evento, com alimentos à base de frutas nativas e sementes como o pinhão.

Uma das novidades da Fresol foi a realização da 1ª Feira da Economia Criativa de Passo Fundo, agradando  valores econômicos com valores culturais, a partir da educação, artes, infraestrutura digital e finanças. Sucesso de público e de negócios, a Economia Criativa já se consolida para uma nova edição. 

Os 120  expositores ofereceram  produtos ecológicos, agroecológicos e orgânicos, arte sustentável, cosméticos naturais, biotecnologia, fitoterápicos e fitogenéricos, moda criativa, espaço gourmet e gastronomia raiz.

Um dos pontos altos da Fresol foi o Desfile de Moda Criativa  e Sustentável, organizado em parceria com o  Curso de Design de Moda da UPF que levou para a passarela uma coleção inspirada  nas  fantasias de carnaval com o tema: Carnaval de Veneza. As peças foram produzidas e apresentadas no desfile  pelos alunos do curso de Design de Moda  e por mulheres da comunidade que participam do projeto de extensão de costura criativa,  empreendedorismo feminino e geração de trabalho e renda, realizado pela Unisol RS/MTE, com apoio da Be8. 

Abriu o desfile a cooperativa Justa Trama de Porto Alegre, apresentando 15 looks em algodão agroecológico certificado e tingidos naturalmente com cascas de araucária, cebola e erva-mate. As manequins foram as participantes do concurso A Mais Bela Comunitária  do centro, organizado pela Amac. 

Também a tradicional Mostra da Biodiversidade, coordenada pelo Muzar da UPF,  chamou a atenção das famílias que já na entrada da Feira se encantavam com as  exposições, representando  a fauna e flora da  região. Além  de resgatar os conceitos das  agriculturas sustentáveis. 

[foto=115447]

Após um hiato de três anos, em função da pandemia, a Fresol finaliza sua 20ª edição contabilizando um público de mais de 20 mil pessoas e um volume de vendas de 150 mil reias, superando as  expectativas da organização do evento, que teve apoio oficial da prefeitura de Passo Fundo. 

“O balanço que nós temos da Fresol, da 20ª edição da nossa Feira da Economia Solidária e Mostra da Biodiversidade e também com a primeira Feira da Economia Criativa,  superou as nossas expectativas e muito. De fato, a Fresol se consolida como o maior evento de economia solidária do norte gaúcho. As mais de 20 mil pessoas que passaram pela Fresol no Bourbon Shopping, puderam ver esta evolução em termos de qualidade dos produtos, da diversidade que nós temos, seja do artesanato, da arte sustentável, da alimentação saudável, à base das frutas nativas, a outro tipo de alimentação, com uma criatividade maior das pessoas, então, isto é muito importante para nós percebermos  como a economia solidária, que prima por uma economia sustentável, está na base de preocupação de cada um dos produtores, de cada um dos artesãos. Os visitantes elogiaram bastante todo o processo, a mostra da biodiversidade com a UPF,  e o próprio desfile de moda organizado conjuntamente com o curso de Design Moda da UPF, parcerias  fundamentais para o sucesso desta feira. Tivemos um volume de negócios que bateu o recorde nosso aqui,  em mais de 150 mil em termos de volume de negócios direto. Então isto é fundamental, porque vai mostrando o quanto a Fresol tem crescido e ela tem realmente essa tendência de crescer mais ainda”, comemorou Ademar Marques, coordenador da Feira e do Fórum Estadual da Economia Solidária. 

Sobre expectativas futuras, Ademar afirma que já vem  dialogando com alguns parceiros, a fim de agregar outras áreas como foi com a economia criativa. “Então esse desafio que a prefeitura colocou para nós de realizarmos, conjuntamente, a primeira feira da economia criativa, ela é fundamental porque  cumpre uma legislação que está do município, que criou já a política de economia solidária, criou a política de economia criativa e  também a Semana Municipal da Economia Solidária e Economia Criativa. Isso mostra o tamanho que é a economia solidária no nosso Rio Grande do Sul, o quanto ela é forte em Passo Fundo e ter esse reconhecimento público, tanto do Poder Público quanto das organizações, ela realmente é fundamental. Nós só temos que agradecer aos nossos parceiros, apoiadores e expositores e ao público  pela confiança e por consolidar a Fresol como um evento importante para a nossa cidade que já entra para o calendário da nossa cidade”, finalizou Ademar. 

Facebook
Twitter
WhatsApp