Foi decretada situação de emergência no município gaúcho de Iraí, no Norte do estado, em função do aumento substancial de famílias atingidas pela enchente do Rio Uruguai.
Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Iraí, Roselei Vanderleia Gheno, o processo já foi encaminhado e depende apenas de laudos técnicos para comprovar a situação, que devem ser anexados na segunda pela manhã.
A última atualização da Defesa Civil municipal confirmou que mais de 100 famílias estão desalojadas. Segundo monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o Rio Uruguai em Iraí está 13,29 metros acima do nível normal, o que se enquadra na cota de inundação.
As águas invadiram principalmente a área urbana. Conforme a Defesa Civil municipal, cerca de 100 famílias foram retiradas de suas residências, uma família foi para um local público e as demais para casas de parentes, vizinhos ou amigos.
A coordenadora da Defesa Civil no município e secretária de Assistência Social, Roselei Gheno, disse que a situação é monitorada constantemente. No momento, o nível do rio encontra-se estável. “Estamos atentos a qualquer alteração. Destacamos ainda o apoio dos funcionários da prefeitura e voluntários na remoção das famílias atingidas”, reforçou.
A Secretaria Municipal de Assistência Social está recebendo doações de materiais de higiene e limpeza, roupas, alimentos não perecíveis, móveis e utensílios.
FOTO: Cidade Regional/Iraí